terça-feira, 15 de abril de 2008

Japão estuda novo bio combustível baseado na fermentação do arroz

Este produto poderá ser um combustível alternativo para um país que tem de reduzir os elevados níveis de emissão de carbono para a atmosfera.O projecto-piloto foi desenvolvido em Nagano, nos arredores de Tóquio, com o apoio do governo nipónico. E só foi possível, com a ajuda de alguns agricultores que doaram o cultivo excedentário de arroz.O novo combustível é renovável e amigo do ambiente. Mas para produzir meio litro deste etanol é necessário um quilo de arroz.
Fonte: http://sic.sapo.pt/online/arquivo/2007/5/vida/1/20070516+Automoveis+a+saque.htm
Era bom que esta alternativa fosse mais viável e todos os países que têm emissões excessivas de dióxido de carbono apostassem nela.

2 comentários:

Anónimo disse...

Hello. This post is likeable, and your blog is very interesting, congratulations :-). I will add in my blogroll =). If possible gives a last there on my blog, it is about the Impressora e Multifuncional, I hope you enjoy. The address is http://impressora-multifuncional.blogspot.com. A hug.

João Miguel disse...

Será que os japoneses arranjaram agora forma de aumentar ainda mais o preço do arroz, na linha daquilo que tem sido habitual tendo em conta os cereais, com a produção de bio combustível??? Espero bem que esta intenção não passe disso mesmo, caso contrário todas as principais fontes de alimento da população mundial seriam desperdiçados em fontes de energias alternativas ao petróleo. Saíamos duma situação perigosa para nos metermos numa ainda mais perigosa... Não até que ponto isto trará grandes benefícios.