segunda-feira, 12 de maio de 2008

Reciclagem

O que é?

A Reciclagem é a transformação dos resíduos depois de terem sido separados por famílias de materiais em novos objectos. Esta transformação faz-se através da utilização desses resíduos, substituindo-os por materiais novos no processo de produção. Há dois tipos de reciclagem, reciclagem primária e reciclagem secundária. Na reciclagem primária os resíduos são convertidos em produtos do mesmo tipo, na reciclagem secundária os resíduos são convertidos noutro tipo de produtos. Importância de reciclar

Por cada tonelada de papel reciclada evita-se o abate de 20 árvores, economiza-se 71% de energia eléctrica, 90% de água e 74% de poluição do ar. O plástico apresenta um tempo médio de decomposição entre os 200 e os 500 anos (dependendo da sua constituição química). Acrescendo ainda o facto da grande maioria dos plásticos serem fabricados a partir do petróleo, que é altamente tóxico e poluente, é imperativa a aposta na sua reciclagem. Os metais são obtidos a partir dos elementos presentes na terra que fazem parte dos recursos não renováveis. O alumínio demora cerca de 500 anos para se decompor, sendo, por isso, necessária a sua reciclagem. Por cada tonelada de vidro reciclado economiza-se cerca de1300 kg de areia, diminui-se a poluição atmosférica e hídrica. As pilhas e acumuladores contém inúmeros materiais tóxicos e perigosos que podem provocar poluição ao nível dos solos e das águas subterrâneas, podendo ainda provocar no homem doenças gravíssimas, como o cancro. Como tal, ao reciclar as pilhas estamos a recuperar compostos químicos que podem voltar a ser utilizados no fabrico de novos materiais.

Vantagens em reciclar

  • Economia das matérias primas essenciais;
  • Redução do montante de resíduos não biodegradáveis;
  • Fornecimento de matérias primas secundárias;
  • Economia de energia;
  • Remoção de materiais perigosos;
  • Redução do impacte ambiental causado pela extracção de recursos;
  • Criação de postos de trabalho;
  • Contribuição para um desenvolvimento sustentável;
  • Redução de resíduos a colocar em aterro.

Materiais recicláveis

-Papel e cartão

O papel e o cartão representam cerca de 25% da composição física dos RSU no nosso país e são a segunda fileira mais representativa. A reciclagem de papel e cartão permite assim uma grande redução da quantidade de resíduos sólidos urbanos, permite evitar uma excessiva utilização dos recursos naturais, nomeadamente de matérias-primas como a madeira e a água e permite ainda reduzir bastante o consumo de energia.

*Curiosidade 1000kg de papel reciclado = 20 árvores poupadas

1000kg de papel reciclado = 2000l água poupados

1000kg de papel não reciclado = 100 000l água gastos

-Plástico Os plásticos constituem cerca de 9,5% do peso da totalidade dos lixos domésticos e são materiais produzidos a partir de recursos naturais como o petróleo, o gás natural, a hulha e o sal comum A reciclagem do plástico permite assim, entre outras coisas, a:

  • Poupança de matérias-primas não renováveis, como o petróleo;
  • Redução do consumo de energia na fabricação de materiais plásticos;
  • Transformação de produtos de vida curta (embalagens), em produtos de vida longa;
  • Redução dos encargos com a remoção e tratamento de RSU.

-Vidro

A partir de uma tonelada de casco, pode produzir-se uma tonelada de vidro novo. Trata-se de um rendimento de 100 %, logo uma situação extremamente favorável à indústria do vidro de embalagem. Para obter a mesma quantidade de vidro a partir de matéria-prima seria necessário 1,2 toneladas da mesma. Por cada 10 % de casco adicional que é introduzido num forno, obtém-se 2,5 a 3 % de poupança no consumo de energia. Caso fosse possível obter casco em qualidade e quantidade suficiente, para ser 100 % o valor de incorporação deste num forno, então a poupança seria de 25 a 30 %. É de salientar que as fábricas de vidro de embalagem existentes em Portugal (algumas delas bastante antigas) possuem de um modo geral a melhor tecnologia disponível internacionalmente, pois caso contrário não teriam capacidade competitiva.

Ecoponto

O que é?

Um ecoponto é um conjunto de contentores onde se depositam materiais como o papel e cartão, embalagens de plástico e de metal vidro e pilhas. Os ecopontos localizam-se em locais públicos, como feiras, escolas, complexos desportivos,etc.

  • Ecoponto Azul: papel e cartão.
  • Ecoponto Verde: garrafas e embalagens de vidro.
  • Ecoponto Amarelo: embalagens de cartão complexo, plástico e metal.
  • As pilhas colocadas no pilhão vermelho.

Ecocentro

O que é?

Depois de recolhidos dos ecopontos, os materiais seguem para o ecocentro, que são conjuntos de contentores de grandes dimensões destinados a receber e a armazenar separadamente os resíduos que podem ser reciclados e que recebem também outros materiais, tais como electrodomésticos velhos, restos de madeira e óleos usados. A partir daqui, os resíduos seguem para os centros de triagem, onde os operadores especializados separam o papel do cartão, as embalagens plásticas das metálicas, etc.

Política dos 3R's

  • Reduzir a quantidade de lixos produzida em cada habitação através de pequenos gestos, como por exemplo, comprar produtos a peso, reduzindo a quantidade de embalagens que vai para o contentor.
  • Reutilizar, ou seja voltar a utilizar o mesmo produto mesmo que seja para um fim diferente. Alguns exemplos poderão passar pela utilização das folhas de papel em ambos os lados, utilização de pilhas recarregáveis, etc.
  • Reciclar, ou seja transformar materiais usados em novos materiais. Esta será a última alternativa, quando não for possível reduzir nem reutilizar.

Este trabalho não veio acrescentar grandes conceitos, pois já estava bastante familiarizada com este assunto, visto cá em casa separar-mos o lixo, e também já ter alertado várias pessoas para a importância de reciclar o lixo. Mas fiquei a conhecer novas formas de ajudar o ambiente, que se não o tratarmos, num futuro próximo estamos a sair à rua com um equipamento parecido aos dos astronautas, visto estar cheio de poluentes o ar que respiramos.

3 comentários:

João Miguel disse...

Boa postagem uma vez que mostra tudo aquilo que temos necessidade de saber/compreender neste capítulo. É pena a extensão do mesmo. Talvez uns “cortes” de algumas temáticas menos interessantes tornariam esta postagem melhor elaborada.

Anónimo disse...

Excelente apresentaçao, é pena é que nem tudo funcione a 100%.
Repare Ecoponto, fantastico.sabia que paga uma taxa por cada artigo que compra?
Sabia que a empresa que gere os residos SPV da para as autarquias uma parte do valor recebido das empresa, para que as autarquias deem condiçoes paranos fazermos a reciclagem?
Questiono tudo isto, pq ja nao é a1ªvez que peço a camara que coloque no meu predio 3 contentores para reciclagem do condominio e estes recusaram,Porque??
Entao depois de eu pagar a taxa ainda tenho que me deslocar 500 metros com a troxa as costas e no meio da rua estar a faazer a separaçao??isto nao faz sentdo nenhum.
SAbia que em 2006 a SPV lucrou cerca de 1 milhao de euros?? sabia que a SPV nao pode ter fins lucrativos??
Por esse motivo é que estao a "gastar" o dinheiro em publicidade e a ajudar a Abraço?? que eu acho muito bem, mas vou ao supermercado, é peditorio para isto e para aquilo, pago taxas e ainda tenho de fazer o resto do trabalho que é a separar na rua o lixo!!!!
Para isso nao contem comigo.
Qaundo me derem condiçoes fareia reciclagem.

Anónimo disse...

parabens ,muito boa sua matéria eu estava procurando algo sobre a reciclagem de papel pq estou fazendo um projeto integrador na faculdade pois meu curso é gestão ambiental e consegui tirar muitas informações nesse comentario valew


por;Rúbia Liberato